Curiosidades

 Por que é que a água apaga o fogo?

Logo que a água entre em contacto com o objeto em chamas, transforma-se em vapor.

Para transformar a água em vapor, o objecto perde calor. Primeiro o objecto cede calor para a água provocando um aumento da sua temperatura, denominando-se este calor de calor sensível. Depois, a água entra em ebulição e transforma-se em vapor, denominando-se de calor latente de vaporização. Assim, a água acaba por arrefecer o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, o vapor envolve o objecto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.

Porque é que o céu da Terra é azul?

O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se vêem estrelas, e em Plutão é negro, mas estrelado.
Quando olhamos para o céu num dia de Sol, vemos que apresenta uma cor azul, no entanto, os astronautas quando foram à Lua, viram o céu preto, tal como vemos em fotografias tiradas do Espaço.

Porque será que na Terra o céu é azul e na Lua o céu é preto?

O planeta Terra tem uma camada de ar à sua volta que a Lua não tem, a atmosfera. Assim sendo, podemos concluir que esta cor deve-se à cor do ar.

Mas porque é que o ar é azul?
A resposta a esta questão deve-se ao cientista Albert Einstein, que sugeriu que prestássemos atenção às irregularidades do ar. Este factor é importante, quando sabemos que a luz se propaga no ar.
A luz é uma onda, como as que vemos no mar, mas não nos apercebemos porque, as ondas são muito pequenas. A luz que vemos, como a que vem do Sol, é uma onda minúscula que se dividirmos um milímetro em mil partes iguais encontraríamos o seu comprimento.